caldeirao_news

Cachoeira Caldeirão antecipa em oito meses início de suas operações

A usina hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, localizada no rio Araguari, no estado do Amapá, já está pronta para iniciar a operação comercial da sua primeira unidade geradora, com capacidade instalada de 73 MW.

Importante investimento da CTG Brasil, a hidrelétrica começa a operar oito meses antes da obrigação contratual. As unidades geradoras UG02, UG03, ambas também com capacidade instalada de 73 MW, estão em fase avançada de comissionamento para obtenção gradativa da operação em teste e comercial.

A UHE Cachoeira Caldeirão possui capacidade instalada de 219 MW e 129,7 MW médios de garantia física. O empreendimento conta com investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão e possui 100% de sua energia assegurada comercializada no Leilão A-5, de dezembro de 2012. O termino da concessão é em 2046.

Com o empreendimento, a CTG Brasil, subsidiária da China Three Gorges Corporation, maior produtora de energia hidrelétrica do mundo, dá mais um passo para se tornar uma empresa de relevância no mercado brasileiro de energia limpa.