Projeto_Vant2

CTG Brasil apresenta projetos de P&D no IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, em João Pessoa (PB)

A CTG Brasil apresentará quatro projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL), que acontecerá entre 2 e 4 de agosto, em João Pessoa (PB). Promovido pela ANEEL, o CITENEL é o maior evento para que empresas de energia como a CTG Brasil divulguem suas inovações tecnológicas.

Essa é a primeira vez que a CTG Brasil participa do evento, já como patrocinadora diamante. Em seu estande, a empresa, segunda maior geradora privada de energia do Brasil, também contará um pouco de sua trajetória e investimentos no País. “O CITENEL é uma ótima oportunidade para compartilharmos nossa estratégia em pesquisa e desenvolvimento, voltada para a inovação tecnológica no setor, além de identificar novas oportunidades de parcerias estratégicas”, disse Carlos Nascimento, gerente de P&D da CTG Brasil.

Entre os projetos que a empresa apresentará no evento está o VANT – aeronave não tripulada para o monitoramento remoto de áreas de preservação no entorno de reservatórios de hidrelétricas. Haverá demonstração de protótipos, desenvolvidos em parceria com alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Já o projeto “Avaliação de Custo-Benefício de Programas Socioambientais no Entorno de Usinas Hidrelétricas”, consiste numa metodologia de análise econométrica para avaliar se os recursos alocados a uma iniciativa podem ou não ser justificados pelos resultados e impactos produzidos de maneira mais tangível. Este projeto é um dos destaques do evento e será apresentado oralmente e publicado nos arquivos do evento.

O tema central do evento deste ano é “Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais”. Além das sessões técnicas, também serão promovidos painéis com especialistas nacionais e internacionais, que debaterão temas estratégicos para a inovação e competitividade do setor elétrico brasileiro.

Mais dois projetos completam o portfólio da CTG Brasil no CITENEL. O de “Controle da infestação do Mexilhão Dourado por silenciamento genético”, que usa biologia sintética para acabar com a praga do mexilhão dourado, atuando na sua capacidade de reprodução.

Além do projeto de “Desenvolvimento de Concentradores Solares Fotovoltaicos”, parceria com pesquisadores da Universidade de Uberlândia que tem como objetivo nacionalizar tecnologias de ponta, tornando-as economicamente viáveis no Brasil, para que usinas fotovoltaicas possam ser agregadas ao potencial energético de usinas hidrelétricas. “É um momento único para troca de experiências e discussão da regulamentação vigente”, completou Nascimento

Serviço:
IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL)
Quando: de 2 a 4 de agosto
Local: Centro de Convenções João Pessoa, em João Pessoa (PB)