CTG Brasil comemora Dia da Água com solturas de peixes e educação ambiental

A CTG Brasil promove uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, lembrado nesta quinta-feira, 22 de março. Com solturas de peixes e atividades de educação ambiental realizadas ao longo da semana, a companhia alcançou as comunidades situadas nos municípios vizinhos aos seus empreendimentos.

Na região da Bacia da Hidrográfica do Rio Sapucaí, a CTG Brasil soltou 23 mil peixes jovens nos reservatórios das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Palmeiras e Retiro, em Guará e São Joaquim da Barra. Além disso, a empresa promoveu uma palestra para 50 alunos de duas escolas municipais de Guará.

No Rio Paranapanema, as comemorações do Dia da Água resultaram na soltura de 250 mil peixes nos oito reservatórios das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil nesta região. Para totalizar um lote de 400 mil exemplares soltos no rio, a companhia reservou as espécies curimbatá, piava-três-pintas e piauçu.

Já a programação educativa, que prossegue na próxima semana, envolveu a equipe de meio ambiente em palestras sobre reprodução de peixes em cativeiro e repovoamento da Bacia do Paranapanema para cerca de 350 alunos de escolas públicas nos seguintes municípios: Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Palmital e Teodoro Sampaio, do lado paulista; e Ribeirão Claro, Andirá, Santo Inácio e Santa Mariana, do lado paranaense.

No município de Paranaíba (MS) também teve soltura de 60 mil peixes no reservatório da usina hidrelétrica Ilha Solteira. A atividade foi realizada dia 21, na Estância Turística Alencastro, com a participação de 50 alunos da rede municipal de ensino.

Em Caçu (GO), região da usina hidrelétrica Salto, no Dia da Água, 250 estudantes participaram de palestras sobre a importância do uso sustentável da água, o funcionamento da usina hidrelétrica e os principais projetos ambientais da empresa na região.

Ainda em Santa Cruz do Rio Pardo, nesta sexta-feira (23), a CTG Brasil participa do evento que celebra também o Dia do Rio Pardo (25), realizado em parceria com a Sabesp, Prefeitura Municipal e ONG Rio Pardo Vivo. Serão colocados 50 mil peixes no Rio Pardo, o mais importante afluente do Paranapanema a desaguar no reservatório de Salto Grande.

Para o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da CTG Brasil, Aljan Machado, todas as atividades expressam a responsabilidade ambiental da empresa ao preservar os recursos naturais e estimular as comunidades no entorno de seus empreendimentos a fazerem o mesmo. “Ao desenvolvermos todos os nossos projetos ambientais, incluindo as solturas de peixes e atividades com as crianças, estamos investindo no presente e no futuro”, enfatiza.

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

A CTG Brasil também marcou presença no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF), de 18 a 23 de março. A empresa é uma das patrocinadoras do Green Nation – evento que discute o aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos. Durante a programação, os visitantes conheceram o projeto “Asa Delta”, podendo sobrevoar em uma asa delta locais como as Cataratas do Iguaçu e a usina hidrelétrica Ilha Solteira (SP), uma das mais importantes do País.