20160814ctgilhasolteira_bancodeimagens003

CTG Brasil enviará diariamente o Boletim Informativo de Vazões (BIV) durante o período chuvoso

A CTG Brasil, operadora das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, informa que, nesse período chuvoso, iniciará em 26 de janeiro de 2017, quinta-feira, o envio diário do Boletim Informativo de Vazões (BIV) sobre os níveis e vazões dos reservatórios das usinas.

O BIV é enviado aos órgãos externos ligados à defesa civil dos municípios e à imprensa local para que veículos de comunicação possam ajudar a informar as comunidades vizinhas. O boletim também é distribuído internamente para as áreas diretamente ou indiretamente envolvidas nas ações relacionadas ao período chuvoso.

Além do BIV, o serviço “TELECHEIA”, em permanente operação, também oferece informações sobre os níveis e vazões das usinas da CTG Brasil, por meio do telefone 0800-6479001

.

A distribuição do BIV e a manutenção do “TELECHEIA” fazem parte do Procedimento para a Operação Segura dos Aproveitamentos da CTG – SOSEm (Sistema de Operação em Situação de Emergência), o qual está alinhado com as diretrizes do Plano Anual de Prevenção de Cheias (PAPC), construído conjuntamente entre o Operador Nacional do Sistema (ONS) e os Agentes de Geração.

Durante o período chuvoso 2016/2017, a previsão é de que o volume de chuva na região das duas usinas fique dentro da média para a estação. No período chuvoso anterior (2015/2016), houve uma maior frequência de chuvas e, por isso, o reservatório de Ilha Solteira apresentou volumes acima da média da região Sudeste o ano inteiro. Atualmente, encontra-se em torno de 72,4% (base dia 24/01/2017).

O envio do BIV será suspenso ao fim da estação chuvosa, previsto para abril de 2017 na região Sudeste do País. A CTG Brasil comunicará a suspensão do envio com a devida antecedência.