IMG-20170902-WA0014

CTG e Itaipu assinam parceria na China

A China Three Gorges (CTG), representada pelo seu vice-presidente executivo, Lin Chuxue, assinou no último sábado, dia 2 de setembro, em Pequim, na China, um Protocolo de Intenções com Itaipu, representada pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. O objetivo é estabelecer um acordo de cooperação entre as duas empresas para ações conjuntas de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia, desenvolvimento sustentável e promoção de energia hidrelétrica como uma fonte limpa e renovável.

CTG e Itaipu vão primeiramente elaborar um projeto especifico para, em seguida, definir um plano de trabalho com metas, cronogramas, metodologias e as responsabilidades de cada uma das empresas.

Como parte da parceria, estão previstos seminários técnicos entre profissionais das duas companhias; seminários técnicos setoriais; um programa de intercâmbio entre jovens estrangeiros nas usinas de Itaipu e Três Gargantas; bolsas de pesquisa para pesquisadores chineses, brasileiros e paraguaios em projetos de interesse do setor; criação e fortalecimento de centros ou parques tecnológicos vinculados às duas usinas e cooperação em projetos de responsabilidade social e desenvolvimento regional.

A cooperação entre CTG e Itaipu começou antes mesmo da construção da usina de Três Gargantas, na China, já que, há mais de 20 anos, engenheiros chineses envolvidos no projeto vieram ao Brasil para aprender com os brasileiros e a usina de Itaipu.